Proteja-se: máscara, álcool gel e fotoprotetor

Proteja-se: máscara, álcool gel e fotoprotetor

Além de carregar o celular e a carteira o trio máscara, álcool gel e fotoprotetor não pode faltar. Mas alguns cuidados durante o uso merecem sua atenção para evitar, por exemplo, manchas desagradáveis na pele.

Isso mesmo, o álcool gel é um excelente aliado da assepsia das mãos. Em função da pandemia do Covid 19 o produto, assim como a máscara, ganhou espaço na rotina. E portanto, quando não é possível lavar as mãos com sabão e água é o álcool gel que entra em ação.

Contudo, o produto possui agentes químicos que podem provocar queimaduras na pele quando há exposição solar. São reações semelhantes ao que ocorre quando a pele entra em contato com frutas cítricas. As conhecidas queimaduras por limão. Estamos falando da fitofotodermatose.

Além disso, é preciso esperar o álcool gel evaporar das mãos. E só então depois realizar tarefas que mexam com fogo como: acender fogão, forno, churrasqueira e até mesmo um cigarro.

Fotoprotetor na quantidade certa

O protetor solar ou filtro solar ou fotoprotetor protege você das radiações solares. Previne contra o câncer de pele e possíveis queimaduras solares. Ainda assim, de acordo com uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 60% dos brasileiros não faz uso de fotoproteção ao se expor ao sol.

Ou seja, o ideal é usar o protetor solar diariamente, mesmo nos dias nublados. Estudos indicam que o uso frequente do produto pode evitar o envelhecimento precoce.

Na hora de escolher o produto, a dermatologista Nathália Gripp recomenda o fator de proteção solar (FPS) 30 ou superior. Em geral, a quantidade sugerida é de:

  • 1 colher de chá para o rosto
  • 1 colher de chá para cada braço
  • 2 colheres de chá para cada perna
  • 4 colheres de chá para frente e costas do tronco

Vale lembrar que nos dias quentes em que houver transpiração excessiva a máscara deve ser substituída. Da mesma forma, o álcool gel e o fotoprotetor devem ser reaplicados após contato com superfícies e possíveis excessos de suor.

O uso de óculos adequados pode evitar lesões nos olhos pela radiação UV

One thought on “Proteja-se: máscara, álcool gel e fotoprotetor

  1. Pingback: Verão sem manchas com depilação em dia – Pitanga Moda Praia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *