Verão sem manchas com depilação em dia

Chegou o verão! Com as elevadas temperaturas dos meses dezembro, janeiro, fevereiro e março os banhos de mar e piscina são perfeitos para dar aquela refrescada. Com isso a exposição ao sol é ainda maior. Mas lembre que um gesto pode contribuir para você passar pelo verão sem manchas na pele.

Segundo os dermatologistas, a principal causa de manchas na pele ocasionadas no verão é a exposição solar sem proteção. Mas porquê mesmo sabendo que pegar sol sem filtro solar pode causar danos à saúde, ainda nos descuidamos?

Um estudo sobre avaliação de conhecimento sobre exposição solar relata que o fato de saber sobre os riscos da exposição excessiva ao sol não garante a mudança de comportamento.

Contudo, ninguém deseja olhar no espelho e constatar manchas na pele. Afinal elas indicam doenças provocadas por um descuido. Sendo assim, a dica é incluir na rotina o hábito de usar protetor solar. Principalmente quando precisar se depilar.

Como depilar e não ficar com manchas?

Vida que segue, os pelos continuam crescendo. Seja qual for seu método de depilação, a regra é a mesma. Evite pegar sol diretamente nas áreas depiladas por 24 horas.

Mas quando isso não é possível? A orientação da dermatologista Gabriela Gomes é “usar fotoprotetores tópicos, protetores de barreira como roupas com proteção UV, chapéus e barracas”.

Então, lembre de usar o filtro solar para evitar as manchas nas regiões depiladas. Em áreas fotoexpostas a dica é aplicar imediatamente após depilação.

Gabriela ressalta ainda, que mesmo no verão, qualquer método de depilação é permitido desde que feita a proteção adequada posteriormente.

Verão sem manchas com depilação em dia
Modelo usa Biquíni da Nova Coleção Pitanga Moda Praia

Queixas do verão: melasma

De acordo com Sociedade Brasileira de Dermatologia, o melasma são manchas escuras que aparecem com maior incidência nas mulheres, nas regiões da bochecha, testa, nariz e queixo.

As principais causas do melasma são: alterações hormonais, comuns no período de gravidez ou por uso de pílulas anticoncepcionais, disfunção tiroidiana e/ou exposição solar ou a luz de telas como celular e computador.

Luz da tela piora o melasma?

A resposta é sim. A luz que sai da tela, seja do seu computador, smartphone ou tablet, também conhecida como luz azul ou luz visível, proveniente das lâmpadas. Todas tendem a piorar o melasma.

Neste caso, a dermatologista Gabriela explica que a proteção da pele é feita através do pigmento presente nos fotoprotetores. Portanto, quem possui melasma deve dar preferência aos protetores solares com cor de base.

Melasma: e a depilação influencia?

Quando for depilar com cera ou laser, a dermatologista alerta que “se feita de forma errada pode causar irritação na pele, gerando um estímulo aos melanócitos”.

A consequência desse estímulo é a piora das manchas. Isso ocorre porque os melanócitos são células que produzem melanina, responsável pela pigmentação da pele.

Em geral, os tratamentos das manchas são indicados para serem feitos durante o inverno. Período em que a exposição ao sol costuma ser menor.

Sendo assim, durante o verão o melhor a fazer é se expor o sol com prudência. Use o fotoprotetor no momento e quantidade certa. Tome os devidos cuidados que evitam piora ou surgimento de manchas na pele. E, curta o verão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *