O que faz você se sentir empoderada?

O que faz você se sentir empoderada?

O assunto empoderamento é quase sempre abordado no mês de março, em função da comemoração do dia (8) internacional da mulher.  Mas se alguém perguntasse a você: o que faz você se sentir empoderada? Qual seria sua resposta?

Para começar é importante observar o que significa alguns termos tão mencionados e relacionados às mulheres.

Empoderamento feminino: o que é?

De acordo com a cartilha de princípios de empoderamento das mulheres, publicada pela onumelheres.org.br, o termo empoderamento significa “uma ampliação da liberdade de escolher e agir”.

Nesta ótica, uma mulher empoderada tem a autoridade de tomar as decisões da própria vida, isso abrange tanto a resolução de problemas como também desenvolver o próprio sustento.

Sendo assim, prevalece o desejo da mulher nas escolhas relacionadas a vida profissional, representação política, relacionamento, consumo, ou seja, em tudo.

Igualdade de gênero & Feminismo

A igualdade de gênero significa que as oportunidades e responsabilidades não são determinadas pelo sexo da pessoa. Em outras palavras, todo indivíduo é livre para tomar decisões sem sofrer imposições relativas a um gênero.

Já o termo feminismo tem a ver com a igualdade entre homens e mulheres. Diferente do machismo onde prevalece a superioridade do homem sobre a mulher.

O feminismo tem relação com movimentos que focam na igualdade de direitos. Mas no seu dia a dia você percebe essa igualdade?

Segundo dados da agência IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua, em 2019 os homens tiveram o rendimento médio mensal 28,7% maior que o das mulheres. Prova de que a luta por direitos iguais ainda tem muitos estímulos para continuar.

Independência financeira te faz sentir empoderada?

Na opinião da ilustradora e pedagoga, Bruna Bandeira, da Imagine e desenhe, a independência financeira contribui muito para a mulher se sentir empoderada.

Segundo ela, o que a faz se sentir empoderada é “a liberdade para fazer as próprias escolhas. Estar resolvida com o corpo e cabelo e não se preocupar tanto com padrões estéticos”.

Para muitas mulheres a sensação do poder de decisão acaba estando vinculada ao fato da mulher ter renda e liberdade para gerir os próprios recursos financeiros.

Mas a consciência do direito de liderança sobre a própria vida pode começar antes da conquista profissional e financeira. Portanto, vale uma reflexão sobre o amor-próprio, o autoconhecimento e aceitação que tem sobre você mesma.

Um primeiro passo para se sentir empoderada pode ser o reconhecimento das próprias virtudes. E acima de tudo considerar o seu objetivo de vida e respeitar as próprias necessidades que possui.

Em conclusão, lembre-se você tem o direito de gerir todas as áreas da própria vida. Com relação a vida financeira aproveite para ler o artigo Como gastar menos em 2021? Nele você confere sugestões para economizar sem perder os momentos de lazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *