Como gastar menos em 2021?

Como gastar menos em 2021?

Comece a economizar agora. Em primeiro lugar observe seu dia a dia. Veja em sua rotina o que pode ser mudado. Separamos algumas sugestões que podem te ajudar a gastar menos em 2021. E, quem sabe, incluir hábitos economicamente saudáveis para sua vida financeira?

É bom demais poder comprar o que quiser. Mas acumular dívidas não é uma prática indicada para quem deseja diminuir as despesas. Afinal, aqueles pequenos gastos que parecem insignificantes, depois de um tempo, se você somar vai ver o quanto reduzem seu poder de compra. Ou seja, aquela grana que você pode gastar sem medo.

Conheça os seus gastos:

  1. Relacione suas despesas mensais. Apure o que você gasta todo mês. Por exemplo, prestação de casa/aluguel, curso, plano de saúde, IPTU/IPVA…
  2. Verifique o que pode ser economizado. Água, luz, telefone, internet, assinaturas de entretenimento. Veja o que pode ser poupado diminuindo o consumo. Da mesma forma, o que pode ser renegociado para um custo menor.
  3. Contabilize sua alimentação. Anote para fazer um controle de gastos daquilo que você consome. Desde o cafezinho, incluindo pedidos de lanche por aplicativo de entregas, gastos em restaurantes, mercado e pequenas guloseimas.

Observe o que você consome com frequência. Pequenos gastos podem somar um valor significativo na soma total mensal. Sendo assim, veja o que você mesmo pode fazer em casa.

Ou então, experimente comprar o que mais consome no atacado. E antes de ir ao mercado, alimente-se bem para não sentir fome na hora da compra. Pesquisas indicam que consumimos mais alimentos calóricos quando estamos com fome. E fique atenta, leve uma lista para comprar o que realmente você precisa.

4. Calcule seu saldo. Primeiro some o total de gastos dentro do período de um mês. Agora, basta subtrair do total da sua renda as despesas que constatou que gasta.

Combine reduzir custos com quem convive com você

As pessoas que convivem contigo podem ajudar e muito a diminuir os gastos. Isso inclui parceiro, família ou a pessoa que mora com você. Converse sobre a intenção de poupar e os benefícios que a economia pode gerar. Por exemplo, poder comprar um determinado bem ou realizar uma viagem.

Quando todos estão envolvidos você passa economizar não somente nos ítens que compra, mas também nas prestações de serviços que contrata.

Lazer criativo: Substitua cortes por limites

Não corte seu lazer. A tentativa de se organizar financeiramente não significa não ter direito a lazer, e assim, deixar de fazer as coisas que você tanto gosta.

Experimente reduzir ou substituir por alternativas em que a despesa vai ser menor. Essa redução passa pelo transporte, escolha do local onde pretende passear, como vai se alimentar…

A criatividade também pode ser uma boa aliada quando o assunto for se divertir. E assim, como resultado, gastar menos em 2021.

Banhos de mar e piscina são ótimas opções de lazer – Modelos usam estampa Bahamas

One thought on “Como gastar menos em 2021?

  1. Pingback: O que faz você se sentir empoderada? – Pitanga Moda Praia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *